Filmes

16 abril 2009

OS GIGANTES DO ETOSHA

Neste surpreendente filme seguimos uma elefanta matriarca, Knob Nose (Verruga) e a sua manada de 18 elementos, para descobrir como estes gigantes da savana comunicam, navegam e sobrevivem no implacável ambiente do Parque Nacional de Etosha, em África.

Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Tendo sido desde sempre um mistério como estes gigantes são capazes de coordenar os seus movimentos ao longo de incríveis distâncias, a realizadora Ginger Mauney e o seu marido, o veterinário do parque, fazem a crónica da viagem da manada através da savana e do desafio único de Knob Nose de sustentar o grupo inteiro.

Conheça as novas descobertas de como os elefantes comunicam e as recentes pesquisas de meteorologistas que sugerem uma ligação entre a comunicação dos elefantes e as condições atmosféricas. Para além dos gestos, dos sons audíveis, também comunicam por infra-som que não são audíveis aos ouvidos humanos, que é processado no alto da tromba.

Na savana existe uma diferença de temperatura entre o solo e parte superior que podem chegar aos 7ºC de diferença. Durante o dia calor em baixo e fresco em cima e ao entardecer, frio em baixo e ameno em cima. Os animais que mais sentem essa diferença são as girafas e os Elefantes.

Partilhe a jornada de Mauney com os elefantes, numa busca pessoal, para desvendar os enigmas dos seus movimentos... Neste filme, nota-se os sentimentos e os desgostos de uma elefanta em relação a perda das suas crias com antrax em que poderá propagar pelo o resto do grupo, mas também o ressuscitamento á vida quando existe outra cria.

Esta matriarca, conta com 50 anos de vida, cinquenta caminhadas de muitos e muitos quilómetros, em que encaminha os seus membros por caminhos perigosos e menos perigosos.