Filmes

02 fevereiro 2009

Guru

Ele veio de uma aldeia pobre e construiu um dos maiores Impérios da Índia
Elenco: Aishwarya Rai, Abhishek Bachchan, Madhavan, Vidya Balan, Sachin Khedekar, Mithun Chakraborty, Arjan Bajwa, Mallika Sherawat, Arya Babbar, Roshan Seth.
Gênero: Drama Autobiográfico, Romance.
Áudio em hindi, legendas em inglês ou português.
Filme dirigido por Mani Ratnam, foi o quinto e último filme estrelado pelo casal Aishwarya Rai e Abhishek Bachchan, antes deles se casarem em 2007. Os outros 4 foram: Dhaai Akshar Prem Ke (2000), Kuch Naa Kaho (Não Diga Nada - 2003) , Umrao Jaan (2006) e Dhoom 2 (2006). A atriz Aishwarya Rai já havia trabalhado com o diretor Mani Ratnam em seu filme de estréia, Iruvar (1998), feito em tamil. Nele a atriz provou seu talento ao atuar como a amante de um político indiano.
Dessa vez ela foi convidada para um papel totalmente oposto, o da esposa tradicional de um mega industrial indiano.Inspirado na vida de um grande industrial indiano, Dhirubhai Ambani, fundador do Grupo de Indústrias Reliance, que em 30 anos se tornou um dos homens mais ricos do mundo, e em 2007 sua fortuna foi avaliada em 6 bilhões de dólares. Abhishek Bachchan atua como Gurukant Desai, um indiano do interior do Estado de Gujarat, que, após repetir de ano na escola, resolve largar os estudos e ir trabalhar na Turquia com amigos.
Nesse novo país, ele descobre seu talento como vendedor, e em pouco tempo é promovido no emprego. Mas ele recusa o novo cargo, e resolve voltar para seu país, com o objetivo de montar seu próprio negócio. Na viagem de volta para sua aldeia, ele encontra Sujata (Aishwarya Rai) dentro do trem. Ela senta-se perto e começa a chorar. Fica claro que ela pretendia fugir com o namorado, que mudou de idéia no último momento. Guru desce na primeira estação, encontra alguns homens procurando a menina, e revela seu paradeiro.

Quando chega em sua cidade, ele resolve se casar para conseguir a parte que falta de capital para iniciar seu comércio. Fica sabendo que um bom dote está sendo oferecido para quem se casar com a irmã de um amigo, Jignesh (Arya Babbar), e resolve procurar o pai da moça (Sachin Khedekar). Ao chegar na casa do amigo, fica surpreso ao encontrar Sujata de novo, e descobre que ela é a irmã do amigo, cujo pai está oferecendo um dote valioso, para que o novo marido esqueça seu passado com o ex-namorado que a abandonou.

Ela inicialmente o recusa, mas pouco tempo depois aceita o casamento. Após a cerimônia, eles se mudam para Mumbai e ele tenta se estabelecer no comércio de tecidos, tendo o amigo Jignesh como sócio. As dificuldades encontradas são enormes, pois Guru descobre que somente ricos têm permissão para negociar em Mumbai. Para quebrar essa proibição velada, consegue o apoio da imprensa, com o jornalista Manik Das Gupta (Mithun Chakraborty), que simpatiza com a persistência de Guru.

Aos poucos, seu comércio de tecidos prospera, e novas fábricas são abertas. Ele inicia o Grupo Shakti Polyester, e sua riqueza desperta o ciúme e a desconfiança dos setores da imprensa, que antes o apoiava. O jornalista Manik Das Gupta pede a um funcionário, Shyam Saxena (Madhavan), que pesquise a origem do crescimento vertiginoso da Shakti Polyester, e o seu jornal publica uma série de reportagens sobre as falcatruas de Guru.

Ele acaba doente com tanta exposição sofrida na mídia, e tem uma paralisia parcial do corpo. O Governo da Índia abre 29 processos contra ele, por quebrar uma variedade de leis. Se tais processos forem provados, ele pode terminar perdendo toda a sua fortuna.
Por esse filme, Aishwarya Rai foi indicada para os prêmios de melhor atriz no IIFA, Zee Cine Awards e Fair One Filmfare Awards de 2008. No Fair One Filmfare Awards de 2008, Guru ganhou o prêmio de melhor direção de arte (Samir Chanda), melhor coreografia (Saroj Khan), melhor trilha sonora (A.R.Rahman), entre outros.


Etiquetas: